RSS Feed

Simbolos e amuletos antigos do Egito

Posted by Mateus

Alem dos hieroglifos, os egípcios dispunhuvam de vários outros símbolos e amuletos que eram usado para diversas finalidades como proteção, boa sorte e outros.  A maioria era ligado aos deuses ou próprios hieroglifos.




Udjat, O olho de Horus 


 Apos a batalha contra seth, horus fora mortalmente ferido no olho esquerdo que representava a lua(o que explicava as fases da lua para os egípcios), o perdendo, regenerado por tot depois. era ligado a proteção e vitalidade. existiam dois tipos o esquerdo do sol e o direito representando a lua, cada parte do olho era representada por uma fração correspondente a um sentido.
                             
1/2 olfato, 1/4 visão,  1/8 pensamento,  1/16 audição,  1/32 paladar, 1/64 tato.

CRUZ  ANSATA (ANKH)

 

 Seu formato tem origem desconhecida, o ankh(pronuncia-se anak ou anrr) representava a  vida eterna, era constantemente vista nas mãos dos deuses egípcios, também significava "espelho de mão", o ankh também foi associado a cruz cristã durante o processo de cristianização do Egito.
 O ankh já foi associado a magia negra e a satanismo, confundido com simbolo de origem satânica, ficou famoso no brasil devido ao cantor Raul seixas que durante a vida  defendeu movimento da sociedade alternativa* foi usado como simbolo pelo mesmo.

*Sociedade Alternativa faz parte de uma filosofia, defendida por Raul seixa,  baseada nos escritos do ocultista britânico Aleister Crowley.

TET(nó de Ísis)

Ligado ao sangue de Ísis o simbolo era geralmente da cor vermelha, representava proteção da deusa, e era colocado no pescoço dos mortos para que este tivesse uma viagem segura no caminho para o submundo, e constantemente visto com o djed.

Pilar de Osíris(djed)

 Representa estabilidade, o simbolo e a  representação da coluna vertebral de Osíris, era colocado nos mortos para que desse estabilidade ao cadáver.

Escaravalho

O escaravelho virou representação de Khepri depois que viram que este inseto rolava uma bola de excremento fazendo alusão ao sol, simbolo da forma de Khepri ao amanhecer(Ra). era colocado junto ao coração do morto, pois representava proteção contra os maus espíritos. seu significado literal é "ser, chegar a ser", bem sugestivo já que era usado como proteção para os mortos.




 

 

 


 

.

União no antigo egito

Posted by Mateus

A união patrimonial e dada em diversas culturas e no antigo Egito não poderia ser diferente e hoje veremos um pouco mais sobre o casamento no antigo Egito.

 


Uma garota era considerada mulher a partir dos seus 15 anos, e poderia prover de bens próprios e terras como uma homem qualquer, fato que mais tarde chocou os gregos ao verem os direitos que a mulher egípcia tinha.
   Embora a mulher pedisse conselhos aos pais a escolha ainda era dela mesmo que o pai fosse contra. Ao contrario de outras civilizações antigas a virgindade não era estimada, a mulher não era impedida de ter relações sexuais antes do casamento ou com outro homem, documentos antigos mostram que homens davam presentes em troca da virgindade de uma mulher.
  
A cerimonia

 A cerimonia não tinha cunho religioso ou estatal e era feito de forma privada na casa do futuro marido, o nome do marido não era adquirido ao seu. caso houvesse separação o homem estava sujeito a doar um 1/3 dos seus bens materiais.


O mistério do casamento entre irmãos
Osiris e Isis

  Ate hoje acontece discussões apontando se havia casamento entre irmãos, já que isso e visto na religião onde Osíris e Ísis se casaram, e de forma respeitosa o homem poderia tratar sua mulher falando "irmão" e vise versa, coisa que poda causar confusões nos estudos atuais.

Mumificação

Posted by Unknown

Hoje irei falar de um tema que gosto muito!


Mumificação
No Egito Antigo acreditava-se que, após a morte sua alma deveria viver em paz e o falecido levaria consigo tudo aquilo que conquistou na vida e, para isso o corpo precisaria de uma preservação então, criaram o sistema da mumificação.

Mas como ocorre o processo de mumificação?

Durante o processo de mumificação, versos sagrados eram rituados para, ajudar na viagem do falecido até o outro mundo (morte). Os embalsamadores, acompanhados de um faraó que por obrigação usava uma cabeça de chacal representando Anúbis (Deus da mumificação), começavam o processo de mumificação. 
Um dos embalsamadores abria o falecido na região do abdômen com um pedra e, logo em seguida o cortador deveria ser apedrejado pois, ele tinha violado o corpo humano. Após isso tiravam-se os órgãos como fígados, coração, rins, etc, e estes eram colocados em um recipiente á parte. O cérebro também era tirado e, para isso, eles colocavam uma ferramente pelo nariz e, martelavam, abrindo uma passagem para a remoção do cérebro. 
Então.. por 35 dias o corpo era hidratado por sais e óleos especiais e, após isso o corpo do falecido era "enrolado" em linho branco junto com amuletos mágicos para a proteção da múmia, após isso, era colocado em seu sarcófago e, o faraó estava pronto para sua alma viver em paz após a morte. 
Após isso, era levado para a pirâmide para ser protegido e conservado.



Incrível não?!

O julgamento dos mortos!

Posted by Mateus

Hoje trarei para vocês mais detalhes do julgamento da alma feito pelo deus
 anubis, vocês devem ter visto um pouco aqui.


 Assim que como caronte para os gregos, anubis levava a alma ate a sala do julgamento, trono de osiris, a alma deveria fazer uma especia de juramento antes do julgamento, anubis mostrava o livro dos mortos para que a alma soubesse como se portar na hora. 

  No final do julgamento *depois que os deuses tiveram feito varias perguntas, Anubis ou osiris colocava o coração do jurado no prato de uma grande balança, e uma pena no outro, a pena era simboloda da deusa maat, deusa da verdade, para os egipcios o coração continha toda a conciencia da alma revelando seu peso em vida. o coração deveria ser mais leve que a pena assim a alma poderia entrar no duat caso contrario seria devorada ali mesmo por ammit o deus das punições, Ammit era representado por os tres animais mais temidos no egito, um crocodilo, um leão e um hipopotamo.

*sim deuses no plural, embora em varios lugares seja descrito como apenas anubis e osiris na hora do julgamento, outras versões contam que a alma passava por uma serie de perguntas feitas pelos deuses ali presentes assim apenas no final ocorreria a pesagem do coração.

Mitologia Egípcia

Posted by Unknown


Oi, hoje vim falar de um dos assuntos que eu mais gosto no Egito, a mitologia! Mas, em especial vou falar de um Deus da mitologia egípcia que amo muito!

 Anúbis


Anúbis é o deus da morte, da mumificação, (a coisa mais linda da minha vida haha), ele é representado como humano mas, com uma cabeça de chacal. Anúbis era o "juiz dos mortos" e, determinava a alma daqueles após a morte. Também tinha a função de proteger as tumbas.

Mas como Anúbis determinava aqueles que iriam ou não "voltar" após a morte?

Após a morte, os sacerdotes de Anúbis entregaria á Anúbis o coração do falecido e, Anúbis pesava em uma balança o coração ao lado e, uma pena do outro lado da balança, (sim, uma pena de verdade), se o coração do falecido fosse mais pesado que a pena, a alma do falecido seria detonada mas, caso fosse mais leve que a pena, Anúbis o levava em um barco para atravessar o Rio Nilo para com o Deus Osiris (Deus da Morte e do Submundo, ao mundo dos mortos) viver a "Vida após a morte".
Anúbis era filho de Néftis com Osíris embora, Néftis fosse casada com Seth, após uma briga com seu marido, Néftis se passou por Ísis e teve relações com Osíris, desde então, nasceu Anúbis. (confesso que gostei dessa "pulada de cerca" de Néftis pois, Anúbis é meu Deus favorito).
Anúbis - Deus da Morte/Mumificação